Ex-bailarina com Alzheimer lembra da coreografia de Lagos dos Cisnes em vídeo emocionante

Por
em Inspiradoras

Um emocionante vídeo que mostra o incrível momento em que uma ex-bailarina diagnosticada com Alzheimer se lembra da coreografia de ‘Lagos dos Cisnes’ viralizou internet afora nesta semana e foi divulgado no portal de notícias Metro.

Marta Gonzalez foi a primeiríssima bailarina do New York Ballet na década de 1960. Na filmagem, ela é vista sentada em sua cadeira de rodas em um asilo de Valência, na Espanha.

Uma cuidadora tira seus fones de ouvido e toca Lago dos Cisnes de Tschaikovsky - que Marta dançou no auge de sua carreira profissional de dança.

No mesmo instante, Marta reage à música e suas mãos instintivamente completam os movimentos que ela executou no palco em 1967. Ela continua a seguir a música e graciosamente completa a coreografia que dançou há 50 anos.

O momento tocante, capturado antes da morte de Gonzalez em 2019, foi compartilhado pela ‘Asociacion Musica para Despertar’, uma instituição de caridade espanhola que usa a música da vida de pacientes com demência para melhorar seu humor e memória.

O poder da música

Depois de terminar sua performance, ela é recebida com aplausos de pessoas na casa de repouso. Marta é então consolada por um cuidador depois de dizer que a música e a dança a deixaram "emocional".

“O poder da música é incomensurável”, disse a instituição de caridade. 'Que ela descanse em paz.'
Gabriel Pietro têm 20 anos, é redator e freelancer. Fundou o Projeto Acervo Ciência em 2016, com o objetivo de levar astronomia, filosofia e ciência em geral ao público. Em dois anos, o projeto alcançou milhões de internautas e acumulou 400 mil seguidores no Facebook. Como redator, escreveu para vários sites, como o Sociologia Líquida e o Segredos do Mundo. Ainda não sabe se é de humanas ou exatas, Marvel ou DC, liberal ou social-democrata. Ama cinema, política, ciência, economia e música (indie). Ainda tentando descobrir seu lugar no mundo.